Projeto “Marca Agro Brasil” quer tornar o agro uma paixão nacional

Projeto “Marca Agro Brasil” quer tornar o agro uma paixão nacional

A pesquisa “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa o Brasileiro”, desenvolvida pelo Movimento Todos A Uma Só Voz, mostrou que “7 a cada 10 brasileiros têm uma atitude positiva em relação ao Agro” e que o “Agro é um dos setores mais admirados pelos brasileiros”. Além das informações divulgadas na versão pública, o estudo também avaliou caminhos criativos e entendeu as mensagens que mais atraem, aproximam e despertam reações positivas para encantar a população brasileira. Esse é o ponto de partida para a construção do projeto “Marca Agro do Brasil”.

O projeto será formado por iniciativas que aproximarão a cidade do campo, com o objetivo de tornar o Agro uma paixão nacional. “Nas últimas décadas, o Agro brasileiro se desenvolveu muito: aprendeu a produzir mais em menos espaço, desenvolveu tecnologias, aplicou inovação no campo e avançou nas questões relacionadas à sustentabilidade, mas não evoluiu com sua comunicação nem construiu uma marca forte, deixando o setor vulnerável às ações daqueles que o detratam frequentemente”, ressalta Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA).
Nicodemos utiliza exemplo para ilustrar o tema. A “8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural” mostrou que 54% dos produtores acreditam que sua imagem é regular ou péssima perante à sociedade. A ABMRA quer liderar a mudança desse cenário. A entidade foi eleita a curadora e mentora do projeto “Marca Agro do Brasil”, idealizado pelo Movimento Todos A Uma Só Voz, cujo objetivo é posicionar corretamente o Agro.

“O brasileiro não conhece (ainda) as conquistas e o quanto o Agro torna nossa vida melhor. Precisamos contar essa história. Nossa aspiração é tornar o Agro uma paixão nacional, assim como são o futebol e o Carnaval”, comenta Matheus Marinho, diretor da Plataforma de Comunicação da ABMRA e um dos líderes que coordenará o projeto.

PROJETO
“Marca Agro do Brasil” é um projeto de posicionamento e de construção de imagem do Agro brasileiro. Ele contemplará ações e campanhas integradas, que serão operacionalizadas de forma cadenciada e aproximarão o Agro das pessoas, despertando o sentimento de orgulho e admiração dos brasileiros pelos produtores e pelo setor. Os conselhos definirão os públicos, as áreas de foco, as campanhas e as ações táticas”, explica o presidente da ABMRA.

Na base do projeto estão três pilares: consistência (conteúdos e narrativa baseados em ciência), sequência (apresentar as informações de forma gradual para que haja melhor entendimento) e frequência (ações contínuas e perenes).