Jato FIV ACN atende forte demanda por touros A2
A seleção de bovinos para produção de leite A2A2 tem se tornado uma prática cada vez mais comum na pecuária leiteira, atendendo a demanda crescente por esse tipo de produto, que é considerado mais digestível para pessoas com sensibilidade à proteína A1.
Com o avanço dos programas de melhoramento genético das raças Gir Leiteiro e Girolando, o número de touros que trazem essa característica nos sumários vem crescendo. É o caso do reprodutor Jato FIV ACN, que integra a bateria de Gir Leiteiro da central ABS. Filho de Jaguar TE do Gavião em vaca Ladeira FIV CAL, ele integra o Teste de Progênie da ABCGIL. Jaguar, criação da ACN Agropecuária, atualmente é de propriedade de Anderson Carlos do Nascimento, Miller Cresta de Melo Silva e José Segundo de Melo Neto.
A ACN Agropecuária considera a betacaseína A2A2 como um dos critérios de seleção. Conforme estudo feito pela Embrapa, as raças zebuínas têm 98% dos indivíduos com genética positiva para a produção de leite A2. Cientistas concluíram que, até oito mil anos atrás, as vacas produziam somente o leite A2. Uma mutação genética nos bovinos levou ao surgimento de animais com o gene para a produção do leite A1.