Criação de gado de leite: 5 dicas para começar da forma certa

Criação de gado de leite: 5 dicas para começar da forma certa

Iniciar um novo negócio sem planejamento e conhecimento mais aprofundado do assunto pode ser um risco muito grande para quem quer investir seus recursos neste desafio. A pecuária leiteira vem se mostrando um bom negócio, principalmente para quem trabalha com planejamento e investe em tecnologias. Mas, como qualquer segmento, exige uma pesquisa extensa para definir com cuidado cada passo.

É importante conversar com quem já está no ramo, avaliar o mercado, as tendências, buscar ajuda profissional para os cálculos de investimento e retorno. Uma boa opção em termos genéticos para quem deseja investir na pecuária leiteira é a raça Girolando, pois tem grande adaptabilidade, ou seja, pode ser manejada em qualquer região, e boa produtividade, sendo responsável por 80% do leite produzido no Brasil.

Veja cinco pontos para ficar atento:

Estrutura da propriedade

Estrutura da propriedade

Caso opte pela criação a pasto, é fundamental garantir uma área rural com pastagens de qualidade, além de ter espaço para a construção de curral e estábulo e demais estruturas necessárias. O tamanho do espaço deve ser compatível com o número de vacas do seu rebanho.

Além de construir um curral e um estábulo de tamanhos adequados ao rebanho, é preciso pensar na infraestrutura de apoio como banheiros, escritório, garagem, refeitório, casas de funcionários, dentre outros, de acordo com a operacionalização da atividade. É também fundamental avaliar com antecedência os investimentos com cochos, bebedouros, equipamentos de transporte e de ordenha, ferramentas e veículos.

É imprescindível verificar a água disponível e as formas de cercar o terreno para evitar fugas. O clima e a topografia também são fatores que ajudarão a definir as ações para implantação da atividade. Um terreno de 1 hectare já é suficiente para começar em pequena escala.

Sistemas de criação

O produtor deve optar pelo sistema de criação que melhor se adapte às inúmeras variáveis dos seus recursos físicos, vegetais, animais e econômicos disponíveis.

No sistema extensivo, a criação de animais é feita a pasto, sendo o de menor custo de produção. Já no sistema semi-intensivo, os animais são criados a pasto e o alimento de reforço é fornecido no estábulo, normalmente após a ordenha. No sistema intensivo, as vacas leiteiras são mantidas confinadas em galpões ou estábulos de ordenha e alimentadas no cocho, como por exemplo free stall, tie stall, loose housing e compost barn.

Em todos esses sistemas, a raça Girolando tem bom desempenho.

Qual raça investir

Para escolher qual raça bovina você deve criar é necessário que pesquise com cuidado o que diferencia cada uma. Como já dissemos, o Girolando é uma raça muito versátil, produtivo e tem avançado consideravelmente em seu melhoramento genético, tendo elevado sua produtividade em mais de 60% nas últimas décadas.

De origem brasileira (cruzamento entre Holandês e Gir Leiteiro), a a raça Girolando tem como diferenciais a alta produtividade, rusticidade, precocidade, longevidade e fertilidade, além da alta capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e clima.

As fêmeas Girolando possuem características fisiológicas e morfológicas perfeitas para a produção nos trópicos, como a capacidade e suporte de úbere, tamanho de tetas, pigmentação, capacidade termorreguladora, aprumos e pés fortes, conversão alimentar, eficiência reprodutiva. Essas são características que garantem maior produtividade e menor custo de produção, melhorando a rentabilidade do negócio.

A eficiência reprodutiva é um dos pontos fortes da raça, pois se adapta muito rapidamente às condições que é submetida. A conformação anatômica do aparelho reprodutivo das matrizes Girolando é perfeita, corrigindo até os problemas que são notados nas raças puras. Tanto novilhas como vacas, possuem baixos índices de problemas de parto e retenção de placenta.

Atualmente, a idade média ao primeiro parto é por volta de 33 meses (com a idade mínima de 17 meses e a máxima de 53 meses).

Nos machos Girolando, a temperatura do corpo está intimamente relacionada com a regulação da temperatura da bolsa escrotal (descida e subida), proporcionando, assim, uma maior produção de espermatozoides viáveis. A produção de leite em até 305 dias é de 6.032 kg.

A ACN Agropecuária seleciona a raça dentro das mais modernas tecnologias, ofertando a genética Girolando para todo o Brasil.

Produção de alimentos

Em qualquer condição de mercado, o fator de maior impacto no custo de produção em sistemas intensivos de produção de leite é a alimentação, que representa até 60% do custo total. Então, todo cuidado com a alimentação do rebanho é importante, pois afeta diretamente os custos de produção do leite.

Planeje bem o que produzir, como produzir, como armazenar e como oferecer aos animais. Uma tarefa que exige conhecimento técnico, acompanhamento e análises constantes.

A produção de volumosos (silagem, feno, pasto) e de concentrados (milho, farelo de soja, etc., responsáveis pela maior porção do custo das rações) pode ocorrer na própria fazenda, caso tenha condições para isso. Assim, barateia-se a produção dos alimentos.

Ordenha, mão de obra e armazenamento

A ordenha pode ser manual ou mecanizada, que exige mais investimentos em confinamentos. Independente de qual seja sua opção, é importante contratar pessoas capacitadas para as funções. Uma equipe qualificada faz muita diferença para a produção de leite. De acordo com o tamanho do seu rebanho, você pode definir o tamanho da sua equipe para as funções de ordenha, cria e recria, produção de alimentos, limpeza e manutenção, venda, assistência técnica, gestão, entre outras.

Agora, pensando em armazenamento, a dica é fazer previamente um levantamento de possibilidades de venda do leite na região onde pretende atuar para estar seguro na hora de investir: conhecer os compradores, suas capacidades de captação do leite, a frequência e como será o armazenamento.

Bons resultados

Administrar um negócio leiteiro requer conhecimento técnico e de gestão de negócios. Existem diversas entidades que oferecem cursos de capacitação na área. Invista em informação para ter sucesso em seu negócio.