O que considerar na hora de comprar gado Girolando para sistemas extensivos

O que considerar na hora de comprar gado Girolando para sistemas extensivos

Uma das grandes preocupações dos produtores de leite é saber com clareza se a sua fazenda está sendo eficiente ou não. Essa é uma dúvida bastante pertinente, afinal, os custos de produção estão cada vez maiores.

Se a produtividade do rebanho não vai bem, certamente a rentabilidade também está prejudicada. E como a produção está ligada, dentre outros fatores, ao tipo de animal do rebanho, é importante adquirir bovinos de alta performance, com qualidade genética comprovada.

Na raça Girolando, existem várias certificações que o comprador pode exigir a comprovação na hora de fechar o negócio. Algumas delas são o registro genealógico e as avaliações do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG).

Controle Leiteiro

Uma das certificações são emitidas pelo Serviço de Controle Leiteiro Oficial. Ele abastece o banco de dados de informações fenotípicas que servirão de base para a avaliação dos animais, seja a tradicional ou mesmo a genômica, retornando ao criador a informação de quais indivíduos e o quão superiores eles são.

Animais com produção aferida pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando tem uma certificação de produção oficial, atestando aos compradores seu desempenho na ordenha. Atualmente, a produção média da raça em 305 dias é de 6.032 kg, conforme dados do PMGG divulgados pela Embrapa Gado de Leite. O controle leiteiro é a principal ferramenta de gestão e seleção a serviço do rebanho possui diversas vantagens que podem ser exploradas pelos associados. São elas:

  • Avaliação genética de todas as fêmeas participantes do serviço, desde que possuam lactações válidas;
  • Registro genealógicos de machos;
  • Participação nos rankings oficiais da Raça;
  • Acesso a relatórios de gestão.

Registro genealógico

Quando for comprar um animal Girolando, certifique-se de que ele tenha registro/controle genealógico. Trata-se de uma identificação oficial dos animais que proporciona o controle de consanguinidade do rebanho, concede informações fundamentais para realização de acasalamentos, integrando a genealogia do animal.

O registro genealógico ainda permite a identificação e seleção de animais superiores para evolução do rebanho, além de valorizar economicamente os bovinos registrados. Por tudo isso, ele é considerado a base do melhoramento genético de qualquer rebanho.

O documento é exigido para obtenção de financiamentos e linhas de crédito especiais junto a instituições financeiras.

 Avaliações genéticas

Outro cuidado na hora de comprar um animal Girolando é verificar sua avaliação genética, emitida pelo PMGG. O programa tem como objetivo gerar informação de qualidade, mostrando quem são os indivíduos geneticamente superiores para que possam ser multiplicados de forma orientada, objetivando, ao final do processo, uma geração de animais superiores aos seus genitores.

O PMGG cresceu e se tornou robusto depois que as informações provenientes do Serviço de Registro Genealógico da Raça Girolando foram integradas ao Serviço de Controle Leiteiro, ao Teste de Progênie, ao Sistema de Avaliação Linear e, a partir de 2018, ao processo de seleção genômica.

Touros

Na hora de comprar um touro Girolando ou sêmen, fique atento se o animal é provado ou está em teste. Desde 1997, a raça conta com o Teste de Progênie, prova zootécnica que avalia a qualidade do reprodutor com base nas informações acerca das filhas dos reprodutores e as avaliações genômicas do macho.

No Sumário de Touros 2022, houve uma grande inovação com a incorporação de novas PTAs genéticas e genômicas, são elas: Produção de leite em até 305 dias (PTAL), intervalo de partos (PTA IP), idade ao primeiro parto (PTA IPP), tolerância ao estresse térmico (TE), peso do bezerro ao nascimento (PTA PN), período gestacional da vaca (PTA PG), Índice de Produção e Persistência na Lactação do Girolando (IPPLG), Índice de Eficiência Tropical do Girolando (IETG), Índice de Facilidade de Parto do Girolando (IFPG), Índice de reprodução do Girolando (IRG), Composto do Sistema Locomotor do Girolando (CSLG), Composto Sistema Mamário do Girolando (CSMG).

Outro documento que ajuda na hora de adquirir animais é o Sumário de Fêmeas, que traz a relação das vacas TOP 1000 da raça Girolando para produção de leite, com os respectivos PTAs para produção de leite em até 305 dias (PTAL), intervalo de partos (PTA IP), PTA genômica para idade ao primeiro parto (GPTA IPP) e acurácia (Ac.), conforme cada composição racial. 

Todos os documentos estão disponíveis gratuitamente para consulta online, permitindo que os compradores possam se informar melhor na hora da compra.

Cruzamentos disponíveis

Uma das vantagens da raça Girolando é a opção de adquirir animais com composições raciais diferentes, optando por aquele que mais se adequa a seu sistema de produção. A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando registra diversas composições raciais permitidas dentro da formação da raça, indo desde o CCG 1/4 Holandês + 3/4 Gir até o CCG 7/8 Holandês + 1/8 Gir.

O melhor cruzamento para sua propriedade vai depender da região onde a propriedade está localizada, o sistema de produção, os objetivos do negócio e tipo de investimento que será feito. A entidade disponibiliza uma tabela de cruzamentos para orientar os produtores sobre as formas como obter cada composição. Independente de qual seja a escolhida, é importante apostar em uma genética superior, utilizando vacas e touros melhoradores, com registro genealógico e boa avaliação genética.