ACN investe na genotipagem do rebanho

ACN investe na genotipagem do rebanho

Uma das mais modernas tecnologias na área do melhoramento genético bovino, a genômica, já é uma realidade viável para o melhoramento genético de bovinos. Na ACN Agropecuária, a tecnologia tem sido aliada para a seleção das raças Nelore e Gir Leiteiro. Mais de 600 exemplares já foram genotipados. Os dados seguiram para o banco de dados dos programas de melhoramento ANCP, PMGZ e Geneplus, no caso do Nelore, e para o PNMGL no caso do Gir Leiteiro.

De acordo com o criatório, a expectativa é de que as ferramentas genômicas tragam benefícios para a seleção do rebanho. A tecnologia vai permitir identificar precocemente exemplares de alto valor genético que serão pais das próximas gerações.

O superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian, destaca o impacto positivo das genotipagens para o melhoramento dos rebanhos zebuínos brasileiros. “A genômica aumenta a acurácia das avaliações genéticas, acelerando todo o processo de melhoramento genético. Com a genômica, é possível ter avaliações mais precisas, inclusive para animais jovens, que ainda não têm desempenho próprio, nem filhos. Isso representa um ganho enorme para o criador, que conseguirá tomar decisões mais seguras ainda na fase jovem do animal, com base em informações consistentes”, assegura Josahkian.