Brasil conquista novo mercado para carnes

Brasil conquista novo mercado para carnes

Singapura está entre os mercados internacionais que estão abrindo as portas para a carne bovina brasileira. “É mais uma importante conquista para a agropecuária brasileira, pois ampliamos as nossas relações comerciais com um mercado relevante e exportando produtos de maior valor agregado”, comentou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Singapura foi o sétimo destino das exportações brasileiras em 2022. Os produtos cárneos são o segundo principal grupo de exportados para o país, representando 7% do total (sendo produtos aviários 4%, suínos 2% e bovinos 1%).

No ano passado as exportações para Singapura atingiram recorde e chegaram a U$ 8,3 bilhões. Poderão ser exportadas carnes bovinas e suínas processadas, não submetidas à esterilização comercial, após a acreditação do estabelecimento pela SFA.

Coréia do Sul e Japão

Já o mercado da Coreia do Sul pode ser aberto em 2024. O ministro confirmou que uma comitiva sul-coreana virá ao Brasil em novembro de 2023 para auditoria. “Existe a possibilidade da abertura do mercado sul-coreano para a carne bovina brasileira no próximo ano”, afirmou o ministro. Segundo a CNA, a Coreia do Sul tem cerca de 52 milhões de habitantes e é o sétimo destino das exportações do agro brasileiro.

De acordo com a Abiec, somente em 2021 os sul-coreanos consumiram 900 mil toneladas da proteína vindas de outros países e produzidas internamente.

Questionado sobre o Japão, Fávaro disse que as negociações envolvendo a carne bovina brasileira “não avançaram”. “Ainda não temos uma previsão para a abertura deste mercado”, ressaltou.