Cavalo Crioulo experimenta crescimento no MS

Cavalo Crioulo experimenta crescimento no MS

Por suas habilidades, rusticidade e docilidade, o Cavalo Crioulo vem conquistando cada vez mais adeptos no Mato Grosso do Sul. E dois são os vieses em que a raça é procurada. A primeira delas é para os esportistas para as provas de tiro de laço. Além disso, seu uso na pecuária extensiva também tem feito muitos criadores optarem por estas características para o trabalho a campo.

De acordo com o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Mato Grosso do Sul, Roberto Araújo Diedrich, o sul-mato-grossense é um esportista equestre por natureza. “O maior esporte é o laço comprido, mais que o futebol. Então temos muitos esportistas, muitos cavalos praticando provas todos os finais de semana. Vem crescendo muito o nível de animais dentro das exposições morfológicas e dentro das provas funcionais”, destaca.

A ACN Agropecuária está entre as propriedades brasileiras que selecionam a raça e tem registrado demanda crescente pelo Crioulo, tanto para provas quanto para lida no campo. Para compor o seu rebanho, a ACN Agropecuária buscou indivíduos das melhores linhagens, nas principais Cabañas do sul do País. Segundo o criador Anderson do Nascimento, a seleção foca em animais de força, evoluindo as principais características da raça.

O presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Mato Grosso do Sul reforça também que o cenário da criação é o melhor possível em uma região que se mexe muito com o gado, onde a pecuária é muito forte e o cavalo Crioulo vem se expandindo devido às suas características de habilidade, resistência e ser um cavalo da família e do esporte. “Os criadores estão melhorando o nível e os cavalos estão tendo boa saída tanto para o esporte quanto para novos criadores”, observa.