Goiás desponta no cenário de cavalos Crioulos
Criação em crescimento no Estado de Goiás, o cavalo Crioulo, raça selecionada pela ACN Agropecuária, foi uma das atrações da 76ª Exposição Agropecuária de Goiás, que ocorreu de 17 a 20 de maio no Parque de Exposições de Goiânia. Pela segunda vez, a capital goiana realizou uma Exposição Passaporte para classificar animais da raça para a Nacional da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), e que ocorrerá na Expointer, no município gaúcho de Esteio.
Segundo o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Goiânia Victor Penner, o crescimento do Crioulo em Goiás tem dois motivos principais: as provas de laço e o uso na pecuária. “Cada dia que passa com certeza aumentam os criadores e usuários do Crioulo especial para o cavalo para laço e também o cavalo de serviço em fazendas e manejo com gado. Esperamos que cada vez mais a raça cresça aqui no nosso Estado”, observa.
Cada vez mais popular no Brasil, o cavalo Crioulo completa o trabalho da ACN Agropecuária na pecuária seletiva. O plantel foi iniciado em 2019 e está concentrado em Jataí. A base é composta por indivíduos de linhagens tradicionais de cabanhas do sul do País, região considerada o berço do Crioulo brasileiro. “São animais de forte resistência e grande adaptabilidade aos diversos climas brasileiros que podem ser utilizados tanto para competições quanto para trabalhos de lida no campo”, explica Anderson Carlos do Nascimento, proprietário da ACN Agropecuária.