Grego FIV FVC confirma avaliação superior na ANCP, Geneplus e PMGZ
Para produzir touros produtivos e funcionais, a seleção deve unir boas avaliações genéticas e morfológicas para atender às atuais exigências da pecuária de corte. Segundo o idealizador do método EPMURAS, William Koury Filho, o selecionador deve buscar um animal bem avaliado, equilibrado na régua de DEP, mas, tudo isso, em sintonia com o biotipo e com a morfologia produtiva e funcional.
É o caso do reprodutor Nelore Grego FIV FVC. Filho de pai e mãe DECA 1 (REM Gladiador em vaca EL GUAPO), ele confirmou essa tendência genética. É DECA1 em todas as características do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), desempenho que lhe conferiu a chancela “CSG” (Certificado de Superioridade Genética). “É um touro que tem potencial para promover melhoramento genético em qualquer plantel, nas mais variadas características, como: crescimento, maternal, reprodutivas, carcaça e características morfológicas”, explica Pedro Nunes, coordenador Técnico e Comercial da Araucária Genética. Grego FIV FVC integra a bateria de touros Nelore padrão da central Araucária Genética.
Genotipado, Grego FIV FVC também tem desempenho superior no programa Embrapa/Geneplus. Apresenta IQGg de 46,38 pontos, com percentil de 0,1%, sendo classificado “ELITE” em 16 das 17 características avaliadas.
Já pelo programa da ANCP é “TOP 0,1%”, com MGTe de 31,48 e promovendo melhoramento genético em 34 características das 38 avaliadas. “Além de ser um reprodutor de excelência nas provas, Grego apresenta morfologia harmônica, com ótima caracterização racial, forte masculinidade, com aprumos corretos, excelente comprimento, profundidade e volume corporal”, informa Nunes.