Pesquisa aponta benefícios de “brinquedos” para o bem-estar animal

Pesquisa aponta benefícios de “brinquedos” para o bem-estar animal

A criação de bezerros na fazenda leiteira é uma das atividades mais complicadas, exigindo muito cuidado e atenção. Quando as instalações restringem de forma severa a possibilidade de as bezerras expressarem seu comportamento natural, o bem-estar fica comprometido. 

Para fugir desse problema, a ACN Agropecuária adotou a prática de enriquecimento ambiental. Bolas coloridas foram instaladas nos currais para que as bezerras possam se divertir, trazendo bem-estar ao rebanho e refletindo positivamente no desempenho dos animais.

Um estudo conduzido em 2022, por alunos do Curso Técnico em Agropecuária da Fundação Roge, avaliou comportamentos do desenvolvimento dos animais em bezerreiros coletivos quando submetidos às práticas de enriquecimento ambiental.

Na propriedade avaliada, as bezerras em estado de estresse apresentaram comportamentos de mamada não nutritiva, relacionados com distúrbios comportamentais que não são associados a doenças. Além disso, elas estavam mastigando a madeira e o cocho da instalação, e comendo terra.

Os estudantes produziram brinquedos a partir de materiais reutilizáveis, avaliaram o ganho de peso e analisaram a mudança de comportamento dos animais, especialmente durante a mamada, após a implantação dos brinquedos. Um dos brinquedos instalado para maior socialização das bezerras foi uma bola. Os animais tiveram um ganho de peso significativo e passaram a ser menos estressados na relação homem/animal. “As propriedades leiteiras devem se organizar e estarem atentas aos benefícios que um sistema com o bem-estar proporciona aos animais. Estes benefícios retornam para os proprietários em forma de lucro, ou seja, animais calmos, sem estresse, que obtêm maior ganho de peso, entregam maior produção leiteira, e consequentemente, maiores rentabilidades ao proprietário”, apontam os estudantes.