Raça Nelore tem aumento nas vendas de sêmen

Raça Nelore tem aumento nas vendas de sêmen

O balanço das vendas de sêmen bovino em 2022 foi divulgado pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), na última terça-feira (14/02/23). As vendas de doses da raça Nelore PO registraram aumento de quase 3% em 2022, na comparação com o ano anterior, atingindo 7.731.619. Com esse desempenho, o Nelore, que é uma das raças selecionadas pela ACN Agropecuária, confirma que é o carro-chefe da pecuária de corte brasileira, contribuindo com animais eficientes e de alto desempenho na produção de bezerros e de carne de qualidade. O rebanho Nelore da ACN Agropecuária é avaliado pelo PMGZ, ANCP e GENEPLUS e é selecionado com base em critérios como: padrão racial, avaliação morfológica, avaliação genética e genômica, dentre outros.

Mercado total – Apesar do bom desempenho do zebu, no geral o mercado de genética teve retração em 2022. A redução foi de 9% em relação a 2021. Separando-se os segmentos de corte e leite, a aptidão corte teve queda de 9,3% e a de leite 8,2%.

Já as exportações tiveram leve crescimento de 0,95% nos envios de doses de aptidão corte, e 2,99% para aptidão leite. As vendas para países da América Latina se mantêm como protagonistas, representando 97% do total exportado em 2022. Entre os países, Colômbia, Paraguai e Bolívia se mantêm como os três principais destinos.

A produção nacional apresentou alta de 4% em relação a 2021. Atualmente, 20,8% das fêmeas em idade reprodutiva do Brasil são inseminadas. Separando-se o rebanho por aptidão, esse percentual chega a 23,5% nas fêmeas de corte e 11,3% nas fêmeas leiteiras.

O Index ASBIA é produzido em parceria com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.