Saiba como a qualidade dos touros está impulsionando a exportação de sêmen

Saiba como a qualidade dos touros está impulsionando a exportação de sêmen

Com a estação de monta chegando em várias partes do Brasil, a procura por sêmen de touros melhoradores tende a crescer no segundo semestre de 2024. O INDEX da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) do primeiro semestre de 2024 apontou que as exportações de doses de sêmen cresceram 19% em comparação a igual período de 2023. Além disso, a coleta de doses também subiu 5%.

As doses com aptidão para corte saltaram de 200.383 para 257.122, crescimento significativo de 28,31% (o maior volume dos últimos seis anos em um primeiro semestre). Já as doses destinadas à pecuária leiteira saíram de 187.719 para 203.841 (+8,59%).

De acordo com o criador Anderson Nascimento, esse avanço está alicerçado na seleção criteriosa dos reprodutores . “Cada um dos nossos touros são selecionados com muito rigor e passam pelos melhores programas de melhoramento genético, como PMGZ, ANCP e Geneplus. Isso garante que eles tenham alta produtividade, resistência e uma conformação física ideal. Utilizamos tecnologias avançadas, como a genômica e a ultrassonografia de carcaça, para assegurar que cada touro ofereça o melhor para o seu plantel”, assegura o proprietário da ACN Agropecuária.

Além desses cuidados, os reprodutores da ACN recebe uma nutrição balanceada e cuidados veterinários de ponta. Eles são criados em um ambiente que prioriza o bem-estar animal, resultando em animais saudáveis e com excelente desempenho reprodutivo. “Quem investe nos touros Nelore da ACN Agropecuária tem comprovado a diferença no seu rebanho”, garante o criador.